quarta-feira, 18 de maio de 2011

VERGONHOSO: IDENOR VAI OFICIALIZAR OS " POR FORA" DA CÂMARA


Coluna De Olho   (Diário-Ms)

Verba indenizatória
Vereadores de Dourados aprovaram, em primeira votação na sessão de segunda-feira à noite, verba idenizatória no valor de R$ 3 mil mensais (para cada um). De acordo com o projeto, a verba indenizatória é “destinada exclusivamente ao ressarcimento das despesas relacionadas ao exercício do mandato parlamentar”.   


É vergonhoso o que o presidente da Câmara Municipal de Dourados professor e pecuarista IDENOR MACHADO está implantando naquela Casa, uma verba idenizatoria aos vereadores no valor de R$ 3.000,00 mensal.
Os vereadores que ganham pouco mais de R$ 6.000,00 mensal, mais telefone e funcionários de gabinetes e carro com motorista a dispor , cafezinho, xerox, etc. Agora mais ajuda de 50% nos salários?
Resta saber se o Regimento Interno, a Lei Orgânica  e  Constituição Federal permitem que os atuais vereadores podem criar leis para beneficia-los na mesma Legislatura.
O que conhecemos que os aumentos só devem ser auferidos de uma legislatura para outra, não para a mesma, caso contrario isso é legislar em causa própria.
Sem dizer que isso é vergonhoso e imoral, principalmente num momento como este. Sem contar que o presidente da Câmara tem 80% de acréscimo nos subisidios como auxilio para representar aquela Casa bem assim como o secretário tem um acréscimo de 50%.
Não podemos deixar que isso aconteça, vamos todos lutar contra essa vergonha que está sendo oficializada no Palácio Jaguaribe.
TÔ DE OLHO.......



terça-feira, 10 de maio de 2011

PROMOTORES E OS SALÁRIOS DE MARAJÁS

                    Nos causou espanto as notícias veiculadas na imprensa nacional, sobre os salários dos "abnegados" Promotores público do nosso estado, vejam parte da publicação:
Reportagem de página inteira publicada na edição deste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo, diz que em Mato Grosso do Sul, os 191 promotores e procuradores recebem salários de R$ 18 mil a R$ 24 mil. Todos ganham mais 20%, entre R$ 3,6 mil a R$ 4,8 mil, como o benefício conhecido como auxílio-moradia. A chefia do MPE afirma que o pagamento do extra cumpre uma medida estadual. 
São os únicos funcionários públicos que recebem auxilio de moradia por baixo do pano, quietinhos e sem alarde. Esses são os arautos da verdade que fiscalizam os poderes Legislativo e Executivo, inclusive nos ganhos dos agentes desses poderes. É evidente que vocês se perguntam, porque o os deputados tem ajuda de custos para moradia? respondo: porque eles moram em seus respectivos eleitorais e necessitam uma moradia seja em apartamentos ou hotéis, na capital de seus estado ou em Brasília, tendo ainda o direito de 2 passagens aéreas para semanalmente visitarem os seus redutos eleitorais.
Quero afirmar aqui categoricamente que sou totalmente contra com os valores que são pagos como ajuda de custas  de até R$ 120.000,00 mensais ao nosso legisladores estaduais e federais.

Os vereadores de Dourados ganham uma quantia líquida aproximada de R$ 4.500,00 , que se você comparar com as dos promotores verão que é uma insignificância, pois os mesmos tem que visitarem diariamente bairros e distritos de Dourados, sem contar com aqueles pedidos de ajudas dos eleitores.

Ao contrario dos Promotores que ficam dentro de seus gabinetes e com veículos do órgão a sua disposição, com salários acima de R$ 18.000,00 mais do que a do prefeito, e ainda ganhando uma ajuda de custos para alugueis? Isso é vergonhoso e tem que acabar. O MPE não pode vir aqui dar uma de fiscalizador do erário público e ficar tendo essas benesses em silêncio. Vocês senhores promotores devem tomarem uma atitude e abrir mãos imediatamente dessa vergonha nacional. pois o assalariado humilde se quiserem moradia, tem que pagar a vida toda por ela.

TÔ DE ÔLHO.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

AGENDAMENTO DE CONSULTAS? SERÁ O OVO DE COLOMBO?

     A prefeitura municipal de Dourados fez um grande estardalhaço na imprensa do Estado comunicando que criou o Sistema de Agendamento de Consultas nas Unidades de Saúde!!! Ora!! Isso foi criado por mim em l997, iniciando pelo PAM e depois nos Postos de Saúde quando fui chamado para colaborar com a administração Braz Melo, que estava passando por sérias dificuldades na saúde municipal.
     Determinei por minha conta o agendamento das consultas de acordo com a necessidade do paciente. Isto é, se o paciente ao marcar uma consulta demonstrasse urgência no atendimento ele era atendido de imediato, se naquele momento o médico especialista na enfermidade estivesse atendendo. Se o paciente, ao ser indagado sobre o problema, dizia que era uma consulta de rotina, marcávamos para dois ou três dias depois.
     Uma coisa que pouca gente sabe. Segunda-feira é o pior dia para ortopedista. Sabe porque? O cidadão tomava todas no final de semana e perdia o horário de trabalho. Dai recorria ao PAM à procura de um atestado dizendo estar com desvio na coluna. Sabem como acabei com isso? Baixei uma portaria por minha conta, dizendo que era ordem do SUS, que atestado era proibido ser elaborado pelo PAM. Com isso os médicos que eram ameaçados por negarem-se a dar o atestado, ficaram tranquilos para trabalhar. A fila para ortopedia baixou de 6 meses de espera para dois dias, no máximo.
     E o agendamento que era feito em horário determinado, passou a acontecer das 6 até as 18 horas. Temos encontrado centenas de pessoas desesperada para um exame de RX e exames de sangue, para risco cirúrgico com data marcada para a cirurgia que até perdeu, porque não tinha conseguido os exames, isso nós eliminamos pois agendávamos de acordo com a necessidade e data da cirurgia.
     Podem não acreditar, mas existe mais ou menos 30% de pacientes que vão aos Postos por irem; os hipocondriacos. Esses nós marcávamos para 10 ou 15 dias depois. Com isso foram eliminadas as filas para agendamento. Tirando a obrigação dos pacientes irem até as Unidades tentar uma vaga para aquele dia. E também as pessoas poderiam ir a qualquer hora marcar uma consulta. Aqueles que realmentee precisavam de consulta urgente eram atendidos no mesmo dia.
     Mas o culpado da eliminação do agendamento foi o governo do senhor LAERTE TETILA tanto é que até hoje ainda existe Unidades que fazem entrega de exames até 11 horas, dificultando para as pessoas que trabalham, pois no nosso tempo a entrega era durante todo o expediente.
     Outro grande erro da administração petista foi a descentralização das farmácias, com demagogia que os remédios deveriam estar mais perto da população. Com isso o almoxarifado ou depositário dos remédios perderam o controle de estoque, que sempre estava em suas vistas. O controle facilitava saber a época para solicitar remédios, sem nunca faltar em Dourados, tendo em vista que as receitas eram recolhidas  por dois ofice-boys em moto da secretaria junto aos postos, após recolherem as receitas nas Unidades de Saúde, portanto o medicamento estava sempre nas mãos dos pacientes.
     Quero informar a Secretária de Saúde que o almoxarifado ao distribuir os remédios para os Postos, sempre corre o risco daquele chefe amigo do responsável entregar muito mais do que o necessário e para outros poucos, aí quando faltava em uma Unidade sobrava em outras que eram incinerada ao perder a data de validade, e o almoxarifado perde totalmente o controle do estoque daí nasceu a falta de remédios . Sem contar que foi adiqurido por R$ 250.000,00 uma máquina para manipulação dos remédios básicos que o PT deu sumiço. Pergunto onde o PT guardou aquela máquina de manipulação de remédios? Com a palavra o Laerte Tetila.
     Essas são mais umas dicas. Pois a dica de agendamento eu tinha dada a uma pessoa que repassou ao Prefeito e só agora que colocou em funcionamento. Tá devagar heim!!!! Vamos correr meu povo se não a tartaruga ultrapassa.
AGENDAMENTO DE CONSULTAS FOI CRIADO EM 1997. DESCOBRIRAM O OVO DE COLOMBO!!!!