quinta-feira, 21 de junho de 2012

O PMDB OS INDIOS KADIWÉUS E EU


Em 1983 eu e minha assessoria fomos até ao município de BODOQUENA, visitar área de conflitos entre índios e posseiros que lutavam pela terra no pantanal sul-mato grossense, quando me chamaram de louco em ir nessa região de conflitos, onde através de fotos documentamos a nossa visita aos posseiros e aos índios na sua aldeia  BODOQUENA que era a maior entre as quatros existentes CAMPINA,TOMÁZIA, e aldeia SÃO JOÃO como é comprovada 
em ' POVOS INDIGENAS DO BRASIL". Informamos aos posseiros que eles não tinham direito e que os políticos estavam só tirando vantagens através de votos.
Resolvi ir fazer esse levantamento por que o PMDB do então governador Wilson Barbosa Martins, prometia aos posseiros a troco de votos que eles tinham direitos sobre a posse daquelas terras. Somente eu como deputado estadual pela oposição não aceitava esse tipo de promessa eleitoreiras, e queria provar para a população do meu estado, que a demagogia, no futuro iria prejudicar muito o nosso povo.
Com uma mapa da região, e cópia do TÍTULO de doação das terras aos índios  Kadiwéus, pelo Imperador D. Pedro. Contestei muito essas posses nessa área, agora o que vemos: a luta e que findará com a vitórias dos índios sobre as terras.
Vejam agora os fatos que falam sobre a luta na época.
Introdução
Os Kadiwéu, conhecidos como "índios cavaleiros", por sua destreza na montaria, guardam em sua mitologia, na arte e em seus rituais o modo de ser de uma sociedade hierarquizada entre senhores e cativos. Guerreiros, lutaram pelo Brasil na Guerra do Paraguai, razão pela qual, como contam, tiveram suas terras reconhecidas. 
Mais recentemente, a demarcação de suas terras, concluída em 1981, cercou-se de muita tensão com invasores e deixou inclusive de fora de seu perímetro uma aldeia Kadiwéu de nome Xatelôdo, localizada na serra da Bodoquena. Em 1983 eram em número de 1.868 os posseiros que ocupavam aquela Terra Indígena. Os conflitos gerados, notadamente nos anos de 1982 e 1983, foram amplamente divulgados pela imprensa.

 Justiça Federal deve julgar ação de terra das áreas índigenas em Corumbá, diz STFAumentar texto Diminuir texto

Ana Rita Amarilia



Nesta terça-feira (19), o Ministro Celso de Mello do STF (Supremo Tribunal Federal) proferiu decisão na Ação Cautelar 3151, referente à reintegração de posse da área ocupada pelos índios Kadiwéus na região de Corumbá (MS), reconhecendo que o julgamento da Ação cabe ao juiz de primeira instância da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.
A decisão do Ministro ocorre após a juíza federal de Corumbá ter se declarado que não cabia a ela a competência para o julgamento da Ação.

Indios Kadiwéu, que a literatura histórica uma vez chamou de "os índios cavaleiros", por sua condição de possuidores de um vasto rebanho eqüino e sua admirável destreza na montaria, vivem hoje em território localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, em terras em parte incidentes no Pantanal matogrossense. O seu território tem como limites naturais a oeste os rios Paraguai e Nabileque, a leste a Serra da Bodoquena, ao norte o rio Naitaca e ao sul o rio Aquidaban. Dentro deste território, a população Kadiwéu se divide entre quatro aldeias. A aldeia maior, Bodoquena, localiza-se no nordeste da Terra Indígena, ao pé da Serra da Bodoquena, vizinha à aldeia Campina, que fica já no alto daquela serra. A aldeia Tomázia localiza-se no sul da Terra Indígena. Também no sul encontra-se a aldeia São João. Habitam esta última aldeia principalmente índios Terêna e remanescentes de Kinikináo. Algumas famílias Kadiwéu vivem ainda em pequenos grupos, em localidades no interior da Terra Indígena mais afastadas das aldeias principais, onde criam pequeno gado.
A coragem sempre foi a minha marca, como exemplo foi a minha descoberta do assassinato do índío MARÇAL DE SOUZA, a mando dos fazendeiros, quando o governo do estado através da Casa Civil distribui uma nota culpando a viúva do indigena morto. Com documentos e notas da imprensa irei mostrar através deste Blog toda a História dessa morte.
TÔ DE OLHO!!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CADA PARTIDO QUE SE CUIDE - ESQUEÇAM O PMDB!!!

Desde de 1958 quando meu pai saiu candidato a vereador na chapa de Vivaldi de Oliveira para prefeito de Dourados, pelo antigo PTB de Vargas nunca tinha ouvido falar que outros partidos interferiam em candidatos de outro partido a não ser o dele.
Mas agora tudo está diferente, a imprensa de Dourados quer por quer que o PMDB decida logo, quem será o candidato do partido a prefeito de Dourados. teve até colunista criticando a demora do Manda Brasa em escolher o candidato a prefeito, até parece que estão comedo de um disputa futura entre o atual prefeito e outro candidato do PMDB  Está dando até vergonha de ler algumas colunas de jornais de Dourados, quando nota-se que o colunista jabazeiro está puxando para o Prefeito Murilo.
Dizem que André Puccineli não quer apoiar o candidato do PMDB, dando entender que o governador vai apoiar o atual prefeito, ledo engano, já disse aqui, o Italiano, não precisa e nem deve dizer agora quem vai apoiar, claro que ele quer ver as pesquisas, que aliás já ví 4 delas na semana que se passou., das quatro só uma difere totalmente das outras três, essa sim foi manuseada, para enganar os mamadores da teta da barrosa . Pois se assim não for os mamadores poderão virar a casaca.
Keliana Fernades e Marçal Filho
Quero dizer para os jabazeiros menos informados que Marçal Filho, não é e nunca foi candidato a prefeito de Dourados, falo isso por conhece-lo muito bem e até demais. A jogada inteligente do Marçal foi de colocar a sua esposa no PSC, como um pretexto de que se ele não fosse escolhido no PMDB, lançaria KELIANA FERNADES a prefeita de Dourados. Isso tão somente para negociar com o Geraldo Rezende a candidatura de Vice  da mesma e na pior das hipóteses está colocando o nome dela na rua, para disputar uma vaga a Câmara Municipal.
Deputado Federal Geraldo Rezende
Não consigo entender todo esse desespero para saber se o PMDB vai ter ou não candidato?
Se o outro lado está bem, porque se preocupar com Geraldo Rezende? ou Delia Razuk e Marçal? vão trabalhar que vocês podem ganham muito mais, larga de panfletarem a cidade com apócrifos, e abertura de processos contra o Geraldo Tratorista, por ele dar entrevistas nas rádios e jornais, isso é crime? Só o Tratorista não pode falar sobre seu trabalho? Quando ouvimos ou lemos qualquer assunto sobre ele, só fala das emendas por ele apresentada na Câmara de Deputados e nunca pediu votos. Para o governador a candidatura do PMDB é muito mais vantajosa, por que ele tem a certeza que no futuro, o candidato do seu partido irá apoia-lo, enquanto o outro tem uma ligação com o PT e o senador Delcídio, quem vai garantir que o PSB ou Murilo vai apoiar André em 2014?
Fui secretário do PMDB por mais de 10 anos, nunca conseguimos lançar uma candidato do partido, por que o Marçal,  nunca quis enfrentar  a batalha, por isso existia a interferência do André em Dourados, mas agora o partido tem três nomes Geraldo, Delia e... Marçal .  Tenham calma, temos até 30 de junho para os partidos escolherem seus candidatos.
TÔ DE OLHO!!!





sexta-feira, 27 de abril de 2012

PRB DE DOURADOS REALIZARÁ SIMPÓSIO SOBRE ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 O diretório municipal do PRB, reuniu-se com os  pré-candidatos do partido essa semana, visando a organização do Simpósio a ser realizado no próximo dia 30 de abril no auditório do Hotel Bahamas. Com início ás 8:00 Horas e o término ás 17:00 horas

Ex deputados Djalma Barros,Bela Barros, Pr. Reginaldo, Anete e Braz Melo


Membros do PRB e pré-candidatos reunidos. Pr. Reginaldo, ver Juarez 
 executiva municipal do PRB e os presidente Reginaldo Ferreira e Braz Melo

Suplente de dep .Federal Pastor Reginaldo Ferreira pres. regional  do PRB

Participaram da reunião Presidente regional do PRB Pr Reginaldo Ferreira, vereador Juarez do Esporte, Ex deputados(a) Djalma Barros e Bela Barros, pré candidato Viola. Pr. Irineu, Dudu Macarrão, Manoel Dourado, Pr Flávio, Gilberto Moreira, Sabrino e esposa além do advogado Adriano e José Conrado.
Os nomes de possíveis candidatos a vereadores: vereador Juarez do esporte, Djalma Barros, Carlos Renovato, Edivaldo Moreira, Beto Sicupira, Dudu Macarrão, Viola, Bugalu, Walmer Wolf, Pastor Irineu Silva, Pastor Dimas dentre outros.
O partido durante a reunião decidiu a possibilidade de indicar um candidato a vice prefeito num possível coligação, tendo o nome  de Bela Barros , sugerido por membros do diretório tendo em vista que em 22 de junho vence o prazo de sua inelegibilidade declarado pelo TRE, pela condenação por ter doada uma dentadura a uma senhora idosa. tanto é que foi aprovado que a convenção do partido ficará  para o última dia do  prazo ou seja dia 30 de junho. E que o diretório municipal ficou autorizado a coligar om somente uma partido para a eleição proporcional depois de aprovado pelos possíveis candidatos a vereadores.
TÔ DE OLHO!!!































terça-feira, 24 de abril de 2012

PROCESSANTES DA CÂMARA PODERÃO SEREM ANULADAS

Depois dos erros cometidos pelos vereadores de Dourados, na ânsia pelos cargos e os acertos entre eles, para não abrirem comissões processantes contra os vereadores Dirceu Long e Gino Ferreira, quando aquela Casa é presidida por Long pode se tornar nulas de pleno Direito.
Era público e notório que acordos foram realizados para cassarem todos os vereadores indiciados até mesmo Marcelo Barros, que teve o seu relatório trocado que o absolvia pois nada foram encontrados que provavam a participação do mesmo no esquema do prefeito Ari Artuzi.
Presidente da Câmara Dirceu Long e Gino Ferreira na Mesa Diretora
O Ministério Público apresentou relatório que comprova a improbidade administrativa efetuada pelo vereador então Presidente Dirceu Long na contratação ilegal do advogado Naudir de Brito Miranda, para acompanhar as comissões  processante.
Vejam o relatório do MP.


Se foi ilegal a contratação do dr. Naudir de Brito e a ação for ajuizada conforme o pedido de abertura o processo contra Long, as comissões processantes serão nulas de pleno Direito.
E Marcelo Barros, continua esperando uma decisão de anulação da Comissão por ilegalidade dos seus atos, quando forjou documentos no processo pelo seu presidente vereador Walter Hora.
Esperamos que justiça seja feita.
TÔ DE OLHO!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

IMPRENSA DE DOURADOS X PMDB

Boa parte da imprensa douradense, deveria  e tem obrigação de informar os seus leitores, sobre as posições politicas de cada um candidato a cargo eletivo sem tomar posição pelo lado A ou B.
O que temos notados que maioria daqueles jornalistas que tem ligação a determinado poder só escreve o que interessa aos seus benfeitores, tentando tumultuar os peemedebistas. Um nome forte para disputar com o atual prefeito, só vem engrandecer a democracia douradense.
Há muito tempo venho observando o desconhecimento ou vistas grossas sobre as candidaturas a prefeito de Dourados. Fui por longos anos secretário do PMDB de Dourados, lutei muito para que o partido lançasse candidatos a prefeito, mas nunca obtive exito nessa jornada. Odilon Azambuja era um dos que comungava com o meu pensamento.
Torraca e Odilon Azambuja








 E não vai ser agora que o contabilista Odilon Azambuja, vai abrir mão de uma candidatura do seu partido ao executivo. Mas claro que não será ele o candidato, pois nunca pensou em sair candidato a nada.
Odilon Azambuja sempre me confidenciou que não ficaria por muito tempo na SANESUL, pois tinha que cuidar de seus afazeres particulares e aliás acabou ficando por mais tempo do que desejava. Agora boa parte da imprensa interesseira  tenta tumultuar o PMDB, com a saída de Azambuja da empreza de água de Dourados.
Pois para parte da  imprensa Nogueira é que esta certo. Filiado em um Partido, tenta desestabiliza-lo com uma "candidatura" a  vice-prefeito em detrimento da candidatura a prefeito do PMDB, com chances de eleição.
  
Dr. Antônio Nogueira

Ainda tentam colocar o governador André Puccineli, na confusão formada por interesses particulares no PMDB municipal. Está mais do que claro, que ao governador não interessa entrar numa briga entre " filhos", como sempre disse, o  que ele quer é que o problema seja resolvido por aqui, pois o mesmo é candidato ao Senado em 2014 e não ganharia nada entrando numa briga que só ele sairia perdendo. Só posso garantir que o governador é peemedebista histórico e ao ver possibilidade de seu partido vencer em Dourados, aí sim ele virá para dar o arremate final.
O diretório Regional  através do seu Presidente Zaqueu Nascimento já mandou um recado, aos convencionais do mandabraza, se fizerem rebelião, haverá intervenção aqui, pois em Ladário já houve intervenção na semana passada, pois ao partido só interessa o seu crescimento.
 E o meu amigo Antônio Nogueira, não pode dizer que o PMDB é anti-ético ao querer lançar uma candidato a prefeito, principalmente com grande chance de vencer o pleito. O que tenho notado, que os murilista, tem medo de enfrentar um candidato potencialmente forte, pois imagino eu, se houver, talvez ele nem saia a reeleição.
O que imprensa precisa saber é que político nenhum diz a verdade os seus pensamentos. Só informam o que lhes interessam ser publicado.
TÔ DE OLHO!!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

VEREADORES R$ 14.000,00-NUNCA!!! VAMOS TODOS NA CÂMARA DE VEREADORES PROTESTAR CONTRA ESSA VERGONHA

ENQUANTO VOCE: FRENTISTA DE POSTO GANHA POUCO MAIS DE R$ 800,00 MENSAIS

SERVENTE DE PEDREIRO GANHANDO R$ 750,00 MENSAIS







ENQUANTO VOCE GARI GANHA R$ 700,00 POR MES EMBAIXO DE SOL E CHUVA


ENQUANTO O PROFESSOR EM MEDIA GANHA R$ 1.500,00 MENSAL, COM SERVIÇO EM CASA.


ELES QUEREM GANHAR R$ 14.000,00, POR UM DIA DE TRABALHO POR SEMANA, E AINDA O SALARIO DE SUAS RESPECTIVAS PROFISSÕES PRIVADAS.

VAMOS TODOS A CÂMARA NESTA SEGUNDA AS 18 HORAS PROTESTAR CONTRA ESSE CRIME CONTRA O NOSSO DINHEIRO.

ROBERTO DJALMA BARROS

quinta-feira, 22 de março de 2012

SALÁRIOS DE PROFESSORES - VEREADORES E SECRETÁRIOS UM CONTRA-SENSO


Votaram favorável ao aumento os vereadores: Idenor.Valter Hora, Juarez, Gino, Dirceu, Delia, Bebeto, Cemar e Pepa
  Os vereadores de Dourados, aprovaram com votos contrários de Cido Medeiros e Elias Ishi e uma ausência de Albino Mendes. um aumento de seus salários, saltando de R$ 6.000,00 para R$10.000,00, um aumento de aproximadamente 65%, enquanto nesses seis últimos anos o aumento ao trabalhador foi de 37%. 
Para reparar uma injustiça que cometi na postagem anterior, quero afirmar aqui que a Câmara Municipal, a muito tempo extinguiu o acréscimo de 70% e 50% sobre o salário do Presidente e do Secretário daquela Casa, mas mesmo assim se compararmos com os salários dos trabalhadores que labutam de 8 a 10 horas diariamente R$ 14.000,00 pago a um vereador é uma exorbitancia.
Professor salario R$ 2.000,00
Bombeiro vida em risco salário R$ 1500,00
Gari trabalho sol a sol salário R$ 750,00

Policial com a vida em risco R$ 1.500,00
Motoristas de ônibus salário de R$ 1.100,00
Servente de pedreiro salário R$ 750,00
Vendedoras salário de R$ 800,00
 Agora os salários dos vereadores é de R$ 10.000,00, mais ajuda de custo de R$ 4.000,00, sem contar com o salário,  de suas funções com a sua profissão; como professor, comerciante, bancário etc.. pois o vereador não está proibido de exercer a sua profissão.
Já os salários dos secretários municipais é vergonhoso, pois recebem liquido pouco mais de R$ 5.000,00, para um trabalho com mais  de 10 horas diárias, pois o secretário não tem sábado ou domingo, dia ou noite conforme as necessidade das pastas. e são proibidos de exercerem outros cargos na vida privada. 
E o prefeito Municipal não quer mandar o projeto de Lei que reajusta os salários dos secretários e prefeito.Por medo da repercussão negativa.
Ora!!! o senhor Murilo Zauith pode viver sem salário de prefeito, por ser um empresário bem sucedido proprietário da UNIGRAN, e os engenheiros, médicos professores que vivem tão somente do salário, vão ser prejudicado pelo medo do MEGA EMPRESÁRIO, Murilo Zauith.
TÔ DE OLHO!!!