quarta-feira, 16 de novembro de 2011

E AS ONGs DE DOURADOS ? SERÃO FISCALIZADAS?




ONGs: o caminho fácil para a corrupção

Escândalos recentes envolvendo entidades não-governamentais revelam influência de apadrinhamentos políticos. Organizações se queixam da má fama

Gabriel Castro
Escândalos envolvendo ONGs derrubaram Orlando Silva
Escândalos envolvendo ONGs derrubaram Orlando Silva (Sérgio Lima/Folhapress)
Em 2006, relatório de CPI no Senado concluiu que são três os principais problemas nos convênios entre o governo e as entidades: falta de critérios claros de escolha das organizações favorecidas, desvio de finalidade na execução dos contratos e ausência de fiscalização sobre os convênios. Todos continuam existindo.ê
Os escândalos recentes envolvendo Organizações Não-Governamentais (ONGs), que derrubaram o ministro do Esporte, Orlando Silva, não foram casos isolados. Nos últimos anos, o Senado Federal já abriu duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar repasses para essas organizações. Uma, em 2001, analisou a má aplicação de recursos em grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A outra, cinco anos depois, já captava as irregularidades que derrubariam o comunista. E mostrou detalhes do montante aplicado em ONGs: entre 2000 e 2006, apenas o Ministério do Desenvolvimento Agrário já havia destinado 1 bilhão de reais às organizações.

Desvio nas ONGS: Dinheiro que vai para o ralo

por Luiz Emanuel Zouain, quarta, 26 de Outubro de 2011 às 08:38
As ONGs tiveram sua raiz deturpada e abriram caminho para desvios de verbas. Só no Turismo e no Esporte, rombo pode chegar a R$ 20 milhões

Eduardo Fachetti

Elas surgiram no Brasil, na década de 60, para suprir debilidades do Estado no oferecimento de serviços de caráter social. Mas, com o passar do tempo, o que antes era chamado de Organização Não-Governamental (ONG) passou a ser cada vez mais visto como extensão do poder público. Assim, essas entidades tiveram sua raiz deturpada e abriram caminho para escândalos e desvios de verbas.

No ano passado, cerca de R$ 8 mil ONGs receberam dinheiro público por meio de transferências da União. O número pode ser ainda maior se considerarmos os vínculos dessas entidades com Estados e municípios. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), elas são pelo menos 22 mil entidades, principalmente ligadas a atividades de esporte, turismo, saúde e educação por exemplo.

 Escândalos do governo Dilma

Site divulga fotos que desmentem versão de Lupi

Ministro havia dito que não conhecia Adair Meira e que jamais havia embarcado em avião King Air. Mas novas imagens provam que ministro mentiu

Daniel Pereira
lupi-avião O ministro Carlos Lupi desce de avião avião King Air, de prefixo PT-ONJ, no Maranhão (Reprodução)
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, mentiu na semana passada ao dizer que não conhece o gaúcho Adair Meira, dono de três ONGs que têm contratos milionários com a pasta. Adair providenciou um avião King Air, de prefixo PT-ONJ, para que Lupi cumprisse uma agenda oficial em sete municípios do Maranhão, em dezembro de 2009.
No sábado, numa tentativa de reagir ao fato revelado por VEJA, Lupi não só ratificou a mentira como decidiu ampliá-la, num comunicado divulgado a toda a população. No texto, Lupi afirma que viajou pelo estado a bordo apenas de aviões Sêneca, providenciados por dirigentes do PDT.

Vereador DIRCEU LONG
Aqui em Dourados, depois que o PT ganhou as eleições para prefeitura em 2000, as ONGs  surgiram, sob  direções de  membros de seu diretório municipal.
O exemplo é a ONG dirigida pelo pelo vereador Dirgeu Long, que a maioria da população não sabe qual é o serviço prestado por essa ONG, e  nem quanto recebeu até hoje dos órgãos publico, o vereador deveria fazer uma apresentação da referida Organização, bem assim como a prestação de contas da mesma.
Outro petista que comanda uma ONG em Dourados, é o ex secretário de governo Hermínio Guedes dos Santos, que deveria apresentar quais os serviços prestados e  o balanço das receitas e despesas dessa ONG.
Aqui nós já ouvimos e lemos, sobre uma ONG, ligada ao Ministério de Trabalho, que preparavam jovens, e que em visitas aos endereços dos relacionados, muitos nem sabiam que estavam dentro do projeto da referida ONG.  

 
Promotores de Justiça (MPE)
Cabe aos senhores promotores (MPE) que estão a serviço da população fazer um levantamento de quantas ONGs existem no nosso município e fiscalizar os trabalhos desenvolvidos, as receitas e as sua respectivas aplicação e vir apresentar ao publico, para que conheçam e auxiliem na fiscalização da aplicação do dinheiro público.
Reunião da Câmara Municipal de Dourados
 Os Senhores vereadores também tem a obrigação de procurar saber quais as ONGs sediada em Dourados e que  serviços prestam a nossa população. Pois o dinheiro é publico.
Vamos esperar que esses órgãos tragam a público a relação das ONGs de Dourados, e seus respectivos trabalhos.
TÔ DE OLHO!!!















Nenhum comentário: