quinta-feira, 5 de maio de 2011

AGENDAMENTO DE CONSULTAS? SERÁ O OVO DE COLOMBO?

     A prefeitura municipal de Dourados fez um grande estardalhaço na imprensa do Estado comunicando que criou o Sistema de Agendamento de Consultas nas Unidades de Saúde!!! Ora!! Isso foi criado por mim em l997, iniciando pelo PAM e depois nos Postos de Saúde quando fui chamado para colaborar com a administração Braz Melo, que estava passando por sérias dificuldades na saúde municipal.
     Determinei por minha conta o agendamento das consultas de acordo com a necessidade do paciente. Isto é, se o paciente ao marcar uma consulta demonstrasse urgência no atendimento ele era atendido de imediato, se naquele momento o médico especialista na enfermidade estivesse atendendo. Se o paciente, ao ser indagado sobre o problema, dizia que era uma consulta de rotina, marcávamos para dois ou três dias depois.
     Uma coisa que pouca gente sabe. Segunda-feira é o pior dia para ortopedista. Sabe porque? O cidadão tomava todas no final de semana e perdia o horário de trabalho. Dai recorria ao PAM à procura de um atestado dizendo estar com desvio na coluna. Sabem como acabei com isso? Baixei uma portaria por minha conta, dizendo que era ordem do SUS, que atestado era proibido ser elaborado pelo PAM. Com isso os médicos que eram ameaçados por negarem-se a dar o atestado, ficaram tranquilos para trabalhar. A fila para ortopedia baixou de 6 meses de espera para dois dias, no máximo.
     E o agendamento que era feito em horário determinado, passou a acontecer das 6 até as 18 horas. Temos encontrado centenas de pessoas desesperada para um exame de RX e exames de sangue, para risco cirúrgico com data marcada para a cirurgia que até perdeu, porque não tinha conseguido os exames, isso nós eliminamos pois agendávamos de acordo com a necessidade e data da cirurgia.
     Podem não acreditar, mas existe mais ou menos 30% de pacientes que vão aos Postos por irem; os hipocondriacos. Esses nós marcávamos para 10 ou 15 dias depois. Com isso foram eliminadas as filas para agendamento. Tirando a obrigação dos pacientes irem até as Unidades tentar uma vaga para aquele dia. E também as pessoas poderiam ir a qualquer hora marcar uma consulta. Aqueles que realmentee precisavam de consulta urgente eram atendidos no mesmo dia.
     Mas o culpado da eliminação do agendamento foi o governo do senhor LAERTE TETILA tanto é que até hoje ainda existe Unidades que fazem entrega de exames até 11 horas, dificultando para as pessoas que trabalham, pois no nosso tempo a entrega era durante todo o expediente.
     Outro grande erro da administração petista foi a descentralização das farmácias, com demagogia que os remédios deveriam estar mais perto da população. Com isso o almoxarifado ou depositário dos remédios perderam o controle de estoque, que sempre estava em suas vistas. O controle facilitava saber a época para solicitar remédios, sem nunca faltar em Dourados, tendo em vista que as receitas eram recolhidas  por dois ofice-boys em moto da secretaria junto aos postos, após recolherem as receitas nas Unidades de Saúde, portanto o medicamento estava sempre nas mãos dos pacientes.
     Quero informar a Secretária de Saúde que o almoxarifado ao distribuir os remédios para os Postos, sempre corre o risco daquele chefe amigo do responsável entregar muito mais do que o necessário e para outros poucos, aí quando faltava em uma Unidade sobrava em outras que eram incinerada ao perder a data de validade, e o almoxarifado perde totalmente o controle do estoque daí nasceu a falta de remédios . Sem contar que foi adiqurido por R$ 250.000,00 uma máquina para manipulação dos remédios básicos que o PT deu sumiço. Pergunto onde o PT guardou aquela máquina de manipulação de remédios? Com a palavra o Laerte Tetila.
     Essas são mais umas dicas. Pois a dica de agendamento eu tinha dada a uma pessoa que repassou ao Prefeito e só agora que colocou em funcionamento. Tá devagar heim!!!! Vamos correr meu povo se não a tartaruga ultrapassa.
AGENDAMENTO DE CONSULTAS FOI CRIADO EM 1997. DESCOBRIRAM O OVO DE COLOMBO!!!!

Nenhum comentário: