domingo, 5 de junho de 2011

O DESESPERO DO SENHOR ROMITA PRESIDENTE DA ACID(ACED)

Era o ano de 1974. Totó Câmara prefeito de Dourados e Braz Melo gerente regional da Sanemat (hoje Sanesul). O Brasil passava por uma crise economica gravíssima e  o comércio andava muito ruim de vendas.
Terêncio Romita (àrabe) proprietário da Insinuante Calçados e presidente da Associação Comercial e Industrial de Dourados (maçom como Totó e Braz Melo), andava num desespero só, com a baixa venda do comércio e reclamava muito, em todos os pontos por onde andava.
Como estava no início de dezembro, os comerciantes nutriam esperanças numa melhora nas vendas no Natal. Então, Totó chama o engenheiro Braz Melo e resolvem aprontar uma para o velho Romita.
O prefeito Totó Câmara que diariamente ía na Casa Damasco do seu inseparável amigo Hayel Bom Faker (Elias Faker) para tomar o chimarrão costumeiro apartir das 6 horas da manhã e nota senhor Romita me frente a sua loja ao lado da Igreja do relógio.
Quando resolve chamar um fiscal de comercio do Município Edgar Xavier de Matos (pescoço) e determina que ele vá até loja Insinuante notificar o Romita, comunicando de que a Sanemat iria iniciar no dia 19 de Dezembro os serviços de tubulação de água na calçada de seu quarteirão, e que ele ficasse tranquilo que até 31 de dezembro estaria tudo pronto.
E imediatamente mandaram para frente da loja A Insinuante Calçados do Romita uma retro-escavadeira junto com um caminhão carregado de tubos, que começou a descarregar em cima da calçada da loja.
Do outro lado da rua, na loja de Hayel Bon Faker, Totó e Braz assistiam o desespero do Romita entrando na frente das máquinas, como aquele solitário estudante na Praça da Paz Celestial, na China.
Dizia que a salvação dele seria vender muito nas vésperas de Natal, mas com tudo interditado seria impossível.
Pegou um táxi foi à Prefeitura atrás de Totó, logicamente que não o encontrou e voltou novamente para a loja.
Os dois que armaram tudo ficaram com pena do velho. No final da tarde suspenderam a operação para o alívio do comerciante.

Nenhum comentário: