quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PREFEITO!!! PRESERVAR AS NASCENTES DOS RIOS BRILHANTE E DOURADOS?

     Prefeitura debate criação de Área de Proteção Ambiental em Dourados Audiência pública discutiu criação de Área de Proteção Ambiental em Dourados 

Foto: Assecom

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores uma audiência pública para tratar da criação da APA (Área de Proteção Ambiental). Autoridades municipais, ambientalistas e estudantes universitários participaram do evento.
O audiência foi aberta pelo secretário municipal de Receitas e Finanças Walter Carneiro Júnior e pela secretária de Meio Ambiente Valdenise Carnonari Barboza.
Valdenise explicou que a o objetivo da audiência foi discutir propostas para criação de uma APA para a conservação das nascentes dos rios Brilhante e Dourados, utilizando de forma racional.

Walter Carneiro Júnior lembrou que é necessário deixar bem claro que a ação do município não é permanente, pois não será através de lei e sim por decreto, que poderá ser revisto a qualquer momento. “Por isso estamos aqui chamando a sociedade para debater quais são os benefícios e o alcance dessa área”, explicou.
A proposta da prefeitura é
Walter Carneiro Júnior lembrou que é necessário deixar bem claro que a ação do município não é permanente, pois não será através de lei e sim por decreto, que poderá ser revisto a qualquer momento. “Por isso estamos aqui chamando a sociedade para debater quais são os benefícios e o alcance dessa área”, explicou.
A proposta da prefeitura é proteger a área das nascentes dos rios Brilhante e Dourados, abrangendo uma área de 96.940 hectares do município de Dourados. A APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de vegetação natural e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidad abrangendo uma área de 96.940 hectares do município de Dourados. A APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de vegetação natural e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidade.

 A incopetencia e a demagogia estão tomando conta da administração MURILO ZAUITH, isso foi demonstrado durante o debate promovido pela secretaria compente, que visava duscutir a criação de Área de preservação das nascentes dos Rios Dourado e Brilhante na Câmara Municipal de Dourados, no dia 10 de Julho, onde alguns dos palestrantes não sabiam nem o nome do nosso Rio, pois eles o chamavam de Rio Dourados, e não Rio Dourado como é realmente o seu nome.
O secretário de Finanças do município Walter Carneiro Junior, falou muito sobre o problema, como se ele conhecesse o assunto do setor ambiental.
Vejam a noticia do site MSJá, acima,  onde a diretora do Meio Ambiente Valdenize Carbonari Barbosa dizia que a criação da APA era para conservação das nascentes dos Rios Brilhante e Dourados.
Agora vejam o absurdo que cometeram e sem preparo, os responsáveis da secretaria do meio ambiente, pois não sabem que o Rio Brilhante nasce em Sidrolândia e o Rio Dourado na Cabeceira do Apa no município de Antonio João. Aí pergunto? como iremos cuidar das nascentes deles em outros municipios?. 
O que devemos fazer é trabalhar na educação ambiental junto a população para conservarmos os nossos córregos que fazem parte do nosso município.
Chega de encher linguiça, discutindo problemas que os novos mandatários não entendem.
TÔ DE OLHO!!!

Nenhum comentário: