Prefeitura debate criação de Área de Proteção Ambiental em Dourados Audiência pública discutiu criação de Área de Proteção Ambiental em Dourados
Foto: Assecom
Foto: Assecom
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores uma audiência pública para tratar da criação da APA (Área de Proteção Ambiental). Autoridades municipais, ambientalistas e estudantes universitários participaram do evento.
O audiência foi aberta pelo secretário municipal de Receitas e Finanças Walter Carneiro Júnior e pela secretária de Meio Ambiente Valdenise Carnonari Barboza.
Valdenise explicou que a o objetivo da audiência foi discutir propostas para criação de uma APA para a conservação das nascentes dos rios Brilhante e Dourados, utilizando de forma racional.Walter Carneiro Júnior lembrou que é necessário deixar bem claro que a ação do município não é permanente, pois não será através de lei e sim por decreto, que poderá ser revisto a qualquer momento. “Por isso estamos aqui chamando a sociedade para debater quais são os benefícios e o alcance dessa área”, explicou.
A proposta da prefeitura é Walter Carneiro Júnior lembrou que é necessário deixar bem claro que a ação do município não é permanente, pois não será através de lei e sim por decreto, que poderá ser revisto a qualquer momento. “Por isso estamos aqui chamando a sociedade para debater quais são os benefícios e o alcance dessa área”, explicou.
A proposta da prefeitura é proteger a área das nascentes dos rios Brilhante e Dourados, abrangendo uma área de 96.940 hectares do município de Dourados. A APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de vegetação natural e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidad abrangendo uma área de 96.940 hectares do município de Dourados. A APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de vegetação natural e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidade. A incopetencia e a demagogia estão tomando conta da administração MURILO ZAUITH, isso foi demonstrado durante o debate promovido pela secretaria compente, que visava duscutir a criação de Área de preservação das nascentes dos Rios Dourado e Brilhante na Câmara Municipal de Dourados, no dia 10 de Julho, onde alguns dos palestrantes não sabiam nem o nome do nosso Rio, pois eles o chamavam de Rio Dourados, e não Rio Dourado como é realmente o seu nome.
O secretário de Finanças do município Walter Carneiro Junior, falou muito sobre o problema, como se ele conhecesse o assunto do setor ambiental.
Vejam a noticia do site MSJá, acima, onde a diretora do Meio Ambiente Valdenize Carbonari Barbosa dizia que a criação da APA era para conservação das nascentes dos Rios Brilhante e Dourados.
Agora vejam o absurdo que cometeram e sem preparo, os responsáveis da secretaria do meio ambiente, pois não sabem que o Rio Brilhante nasce em Sidrolândia e o Rio Dourado na Cabeceira do Apa no município de Antonio João. Aí pergunto? como iremos cuidar das nascentes deles em outros municipios?.
O que devemos fazer é trabalhar na educação ambiental junto a população para conservarmos os nossos córregos que fazem parte do nosso município.
Chega de encher linguiça, discutindo problemas que os novos mandatários não entendem.
TÔ DE OLHO!!!
Chega de encher linguiça, discutindo problemas que os novos mandatários não entendem.
TÔ DE OLHO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário